MEIO AMBIENTE EM FOCO EM RONDÔNIA

“Oito Dias de Ativismo Verde”
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente(Sema) divulgou a programação do evento “Oito Dias de Ativismo Verde”, a ser realizado em comemoração à Semana do Meio Ambiente, de 1º a 8 de junho.
A abertura será às 8 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Rondônia. Neste espaço, haverá a palestra “Hidrelétricas na Amazônia: Impactos e a Tomada de Decisão sobre a Política Energética do Brasil”, que será ministrada pelo cientista e pesquisador Phillip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), às 9h30min.
Antes da solenidade de abertura, funcionários da usina de Jirau farão uma blitz ambiental para divulgação da programação do evento. A blitz vai acontecer a partir das 6 horas no portão principal da usina. Esta será apenas uma das 11 atividades que ocorrerão durante a abertura do evento. Para encerrar as atividades do dia, das 19 às 21 horas, o deputado federal Padre Tom (PT/RO) irá ministrar a palestra “Considerações sobre o Novo Código Florestal”.
No sábado (2) e domingo (3), a maior parte da programação será no Parque Natural de Porto Velho, o ¨Parque Ecológico¨. No local, os participantes terão a oportunidade de conferir vários eventos, como  a  ¨Feira Agroecológica¨, ¨Feira Municipal de Artesanato e Economia Solidária¨, ¨Feira da Cadeia Produtiva do Babaçu¨. Além das feiras, algumas exposições, como a de equipamentos e materiais dos bombeiros, de fotografias e atividades educativas, recreativas e de aventura vão ocorrer no sábado, no horário das 9 às 17 horas.
No domingo, também no Parque Ecológico, das 9 às 17 horas, será oferecido aos participantes o  ¨Café da Manhã Regional¨. Após o café, os presentes poderão visitar duas exposições, uma do Fotoclube Rondônia e a outra do Corpo de Bombeiros, a Feira Municipal de Artesanato e Economia Solidária, e podem aproveitar as atividades de lazer. Também no domingo, mas em locais diferentes,  vão acontecer as finais da II Copa Ambiental, que será aberta no sábado, na quadra coberta localizada à margem esquerda do Rio Madeira.
De segunda (4) a sexta (8), uma vasta programação vai acontecer em vários locais. “Até o final do evento, serão mais de cem atividades realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e parceiros, com destaque para o lançamento da Brigada do Prevfogo, na segunda-feira, no Parque Natural. A solenidade em Porto Velho será paralela ao lançamento nacional que será realizado pelo Ibama”, informou o secretário adjunto da Sema, Flávio Morais.
Até sexta-feira, inúmeras atividades serão desenvolvidas, como a Blitz Ambiental, palestra “Queimadas urbanas: apague essa ideia”,oficina de bioconstrução, oficina de sabão, oficina sobre o uso racional de agrotóxicos, abertura da IV Semana do Meio Ambiente, oficina de reciclagem, seminário “Impacto Ambiental dos Agrotóxicos em Rondônia”; palestra “Resíduos na Cidade e a Importância da Coleta Seletiva”, educação ambiental na Casa da Juventude, capacitação para a notificação cidadã, entre outras.
A programação encerra-se na sexta-feira (8), no complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, com o encontro de músicos e artistas da região Norte, que irão realizar os shows “Gente da mesma floresta”, com Bado, de Rondônia; Célio Cruz, do Amazonas; Eliakin Rufino, Roraima; Zé Miguel,do Amapá; Graça Gomes, do Acre; e Nilson Chaves, do Pará; e o “Beradelia”. A programação de encerramento será uma realização conjunta da Sema e da Funcultural.

Por Joel Elias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s