CORRUPÇÃO E FINANCIAMENTO CLIMÁTICO

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, em conjunto com a Transparency International e a Amarribo (Coalizão Brasileira Contra a Corrupção), promove no Rio de Janeiro o 1º Seminário de Monitoramento do Financiamento Climático.
O evento acontece no dia 18 de junho, das 10h às 13h, e se insere na agenda paralela da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Se a corrupção é uma forma daninha de ameaça às instituições e iniciativas de governos em todo o mundo, a corrupção em mecanismos de financiamento climático ganha contornos mais perversos. Em casos assim, o desvio vai além da esfera da governança e prejudica o planeta como um todo, minando os esforços de redução do impacto ambiental da atividade humana.

O coordenador do Programa para a Integridade em Governança Climática e projetos da da Transparencia Mexicana (ligada à Transparency International), o brasileiro Bruno Andrade Brandão, apresentará um tutorial pelas principais fontes de informação sobre financiamento climático. Esse data-mining de cunho prático ensinará o profissional a usar fontes oficiais de informação on-line para investigações na área ambiental. Brandão também estabelecerá alguns conceitos, como “carbon finance” e “climate finance”, essenciais para a compreensão dos mecanismos de redução de emissões.

A economista Amyra El Khalili, veterana do mercado de futuro e de capitais e pioneira no uso do termo commodities ambientais, fará a segunda exposição do seminário, sobre as fraudes mais comuns. Ela destaca que embora o trabalho de prevenção seja importante, as fraudes já estão acontecendo há anos – e, pior, só foram reveladas depois que repórteres da área de economia começaram a cobrir a crise de 2008. A experiência de Amyra em casos concretos é arma poderosa para evitar desvios futuros.

A última parte do seminário será dedicada a um debate entre os jornalistas participantes do evento e os palestrantes, coordenado por um repórter da área ambiental (ainda a ser definido).
O evento tem apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing, e será realizado no auditório da ESPM no centro do Rio de Janeiro (r. do Rosário, 90-metrô Uruguaiana).

A participação é gratuita, mas depende da inscrição prévia através deste formulário: http://bit.ly/LneAXm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s