Riocentro será palco de encontro promovido pela Anamma e Abema nessa sexta(22)

Os desafios e soluções para a sustentabilidade socioambiental, são questionamentos a serem discutidos nesta sexta-feira (22), das 13h às 14h30, no RioCentro – Barra da Tijuca, local que sedia a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. Ao final do encontro, será entregue um documento à Organização das Nações Unidas (ONU), com as contribuições dos(as) secretários(as) de Meio Ambiente dos estado e municípios.

 

O encontro não será aberto ao público, mas poderá ser acompanhado através das redes sociais. Participarão do debate, os dirigentes das duas instituições que realizam o evento, além de quatro ambientalistas de renome nacional e internacional pela causa ambiental.

 

A abertura será por conta do presidente nacional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Mauro Buarque, do presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Hélio Gurgel, e do consultor em gestão ambiental e ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone.

 

Com objetivo de debater o papel das instituições públicas e contribuir para a realização de ações locais, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, apresentará um painel com medidas em prol da gestão pública e da garantia para o desenvolvimento sustentável. O sanitarista é co-autor das leis que regulamentam os medicamentos genéricos no Brasil, e da restrição ao uso de amianto, substância que provoca câncer e doenças pulmonares, muito utilizada na fabricação de telhas e pisos. Eduardo Jorge durante a Rio+20 é o representante oficial da Anamma.

 

Para falar dos avanços, da Eco92 até a Rio+20, a partir de marcos legais em prol da luta ambiental no país, o geógrafo e atual secretário de Planejamento do estado de Minas Gerais, Roberto Messias, fará a exposição do painel com o ambientalista e diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani. Ambos têm 35 anos de trajetória política pela causa ambiental e também fizeram parte da fundação da Anamma, há 25 anos.

 

Serviço

 

Programação:

– 13h às 13h30 – Mesa institucional com o presidente da Abema, Hélio Gurgel, o presidente nacional da Anamma, Mauro Buarque, e Claúdio Langone

– 13h30 às 14h10 – Painel: “Panorama do ambientalismo no Brasil da ECO-92 à Rio+20, com enfoque nas políticas públicas de Meio Ambiente, com exposição de Roberto Messias Franco e Mário Mantovani.

– 14h10 às 14h30 – Painel: Papel dos governos locais para os grandes desafios e soluções no caminho da sustentabilidade, com Eduardo Jorge.

– 14h30 – Entrega do documento dos secretários de Meio Ambiente à ONU.

 

Data: 22 de junho de 2012

Horário: 13h às 14h30

Local: RioCentro – Avenida Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A entrada é permitida somente para quem tem credenciamento, mas a discussão durante o encontro pode ser acompanhado pelo facebook –http://www.facebook.com/anamma.nacional.7

 

Contatos: Ascom Anamma (21) 8259-2277 – Luciara Franco.

                  Ascom Abema (81) 9488-4450 – Carol Miranda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s