Líder do PV pede apoio do presidente do STF para evitar suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá

Depois de alertar o ministro da Justiça sobre o risco de suicídio coletivo dos índios da etnia Guarani-Kaiowá acampados na fazenda Cambará, à margem do rio Hovy, o líder da bancada do Partido Verde na Câmara, deputado Sarney Filho, levou ao conhecimento do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, o caso dos índios e pediu seu apoio no sentindo de evitar a tragédia.

 

Ao falar com Ayres Britto, o líder verde explicou a situação relatada em carta onde os índios revelam a determinação de realizar suicídio coletivo caso se cumpra a decisão judicial determinando a expulsão deles da área que ocupam atualmente.

 

“Expliquei a gravidade do assunto e das sucessivas agressões aos Guarani-Kaiowá que os levaram a fazer do suicídio (individual) uma prática comum entre eles, e que agora 170 pessoas ameaçam tirar a própria vida”, relatou Sarney Filho. O deputado disse que o presidente do STF se colocou à disposição e inteiramente solidário para verificar essa questão. Ofício e carta foram encaminhados a Ayres Brito.

 

De acordo com representantes dos índios, dados da Funasa revelam que nos últimos 10 anos, a cada 6 dias e meio, um Guarani-Kaiowá comete suicídio.

 

Um ato público em favor da população indígena Guarani-Kaiowá será realizado nesta sexta-feira, 19, às 12h30, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. A população está convidada a participar e a vestir camiseta preta em apoio a luta.

 

 

Assessoria de Imprensa

Liderança do Partido Verde

Câmara dos Deputados

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s