Vereadora Sônia Rabello

Informativo nº 131 – Rio de Janeiro, 09 de novembro de 2012
Pacotes pós-eleitorais no Rio: certeza de aprovação !
Na última segunda-feira, 05, o prefeito foi explicar para os vereadores três projetos para os quais o Executivo não se deu sequer o trabalho de mostrar os textos com antecedência.Recebeu promessas de apoio da base, apoio de vereadores que sequer conhecem o texto da “lição”.
Em qualquer legislativo consciente, pacotes assim teriam que ser discutidos por muitas sessões plenárias, por meses, certamente. (Leia mais)
Demolir, demolir, demolir e privatizar o patrimônio público !
Ocorreu nesta quinta-feira, 08, a audiência pública promovida pelo Estado do Rio de Janeiro para fazer a privatização do Complexo Esportivo do Maracanã.
Esta proposta engloba as demolições de uma escola pública municipal exemplar – a Friedenreich -, de um prédio histórico centenário doado à causa indigenista, a destruição de pistas de atletismo e de uma piscina pública construídas com recursos públicos municipais. Tudo para fazer shopping, estacionamento e equipamentos de ajustes para a obra bilionária do ex-Maracanã internacionalizado. (Leia mais)
Área de uso de escolas e edifícios públicos destinados à privatização
É na Barra da Tijuca, no futuro local do Parque Olímpico. E, tudo isso, provavelmente, para pagar as obras olímpicas, nas quais a Prefeitura diz que não está colocando dinheiro público; claro, ela entra com outra espécie de recurso público – entra com terras públicas. (Leia mais)
Metrô em Ipanema: infrações e perplexidades

A subserviência do governo municipal é fato. E as obras do Metrô do Rio comprovam isso. Em 2009, a Prefeitura do Rio explicitou, em audiência pública na Comissão Especial do Plano Diretor, que uma das suas diretrizes estratégicas de transporte era o Metrô, mas com a linha 4 passando no seu traçado original – por Botafogo.

Em menos de dois anos após essa supostamente séria apresentação da Prefeitura, o Governo do Estado (dito seu parceiro) altera, unilateralmente, o traçado original do metrô em rede para contratar o linhão 4, por Ipanema e Leblon, contrariando o Plano da Prefeitura. E a Prefeitura se cala, mesmo com o reiterado protesto de 26 associações de moradores! (Leia mais)
Royalties e a (im)Previdência do Rio
Há cerca de um ano, o atual prefeito da Cidade do Rio fez aprovar na Câmara do Rio, sob protestos dos funcionários e de alguns poucos vereadores, um cronograma de reposição das perdas dos recursos da previdência com o uso dos recursos que seriam provenientes dos royalties do petróleo a serem recebidos pela Prefeitura. E agora? (Leia mais)
Vitória histórica na Câmara do Rio
Derrubamos a proposta legislativa do prefeito que concedia privilégio urbanístico, fora da lei geral, a proprietário cultural em Botafogo. Valeu a pena a nossa luta, durante meses, em prol da igualdade do tratamento de todos cidadãos pela lei. Que luta ! Leia mais em “Leis especiais para os amigos do Rei ? ”
Os meios-fios do Rio

O leitor J. Marconi questiona a retirada dos meios-fios de pedra no Centro do Rio, sobretudo em locais onde existem prédios históricos.
“É muito estranho a retirada dos meios-fios de pedra para colocação de lajotas pré-fabricadas de cimento em um quarteirão com prédios de grande valor histórico (mais precisamente na Rua do Senado e Av. Henrique Valadares), como o Corpo de Bombeiros e a antiga sede da Chefatura de Polícia, todos tombados pelo patrimônio histórico”, afirma.
Confira os registros aqui.
Agenda
Nesta sexta-feira, dia 9, participarei, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Seminário Urbanismo na Bahia, no qual será abordada “A Produção da Cidade e a Captura do Público“, propondo discussão sistematizada e ampla sobre planejamento urbano na Bahia, entendendo essa área de atuação enquanto uma das instâncias de constituição do mundo comum e da esfera pública. Mais informações aqui.
Um abraço,

Vereadora do Rio

Professora Titular de Direito da UERJ Câmara Municipal do Rio de Janeiro Palácio Pedro Ernesto – Praça Floriano, s/nº – Cinelândia – Anexo 705 – 20031-050 – RIO DE JANEIRO – RJ – Tel.: (21) 3814-2901 / 8827-007 Entre em contato pelo e-mail contato@soniarabello.com.br
Anúncios

Uma resposta para “Vereadora Sônia Rabello

  1. Edna Maria V. Telles

    Lamentávelllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    As pessoas precisam saber disso!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s