Nota da bancada do PV: JULGAMENTO DO CASO JOSÉ E MARIA

JULGAMENTO DO CASO JOSÉ E MARIA

A Bancada do Partido Verde vem a público lamentar a absolvição do senhor José Rodrigues Moreira, acusado de mentor do assassinato do casal de extrativistas e ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, que foram covardemente mortos no dia 24 de maio de 2011, quando seguiam de Nova Ipixuna para Marabá, no Estado do Pará. Ironicamente, as mortes ocorreram na mesma data de uma das maiores agressões à legislação ambiental, com a aprovação pela Câmara dos Deputados do “novo” Código Florestal, que flexibilizou o desmatamento.
Embora respeitando a decisão de 1ª Instância da Justiça do Estado do Pará, a Bancada está confiante no recurso do Ministério Público em recorrer da decisão.
Esta situação premia a ação criminosa e traduz-se em duro golpe aos direitos humanos, na luta pela proteção ambiental e por uma vida mais justa e digna.
O histórico das mortes de líderes camponeses, indígenas, extrativistas e ambientalistas no País revela uma situação de guerra, que se agrava cada vez mais, mostrando uma relação direta com a grilagem de terras, a expansão do latifúndio, o atentado aos direitos humanos e, principalmente, com a impunidade dos criminosos.
Assim, compartilhamos da indignação expressa nas manifestações de diversas pessoas e organizações, tais como a Comissão Pastoral da Terra, a Anistia Internacional, a promotora Ana Maria Magalhães, o Greenpeace, a Fetagri do Pará, a Sociedade Paraense de Direitos Humanos, o Ministério Público.

Brasília, 5 de abril de 2013

Bancada do Partido Verde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s