QUANTO TEMPO DURA O ALIMENTO?

Calculamos a vida útil de uma refeição completa!

Um dos maiores pesadelos de quem mora sozinho é ver comida estragando. Sério, é um drama. Depois de gastar seu rico dinheirinho no supermercado, vê-lo literalmente no lixo dá vontade de chorar. Fora a questão do desperdício, né? Não é nada legal jogar comida fora.

Então vamos tentar resolver isso. Depois de muito fuçar aqui e ali, encontrei um site incrível, oStillTasty, que fala de TODOS OS ALIMENTOS DO MUNDO. Tem dicas de como conservar, como congelar, quanto tempo cada alimento dura na despensa, na geladeira, no freezer… O mais legal é que você pode digitar o nome do alimento que procura e ele busca lá no meio de todos os arquivos. Ou dá ainda para catar por grupo – vegetais, legumes, frutas, proteínas e várias outras categorias. E tem todas as variações: cru, cozido, frito…

Tá, ele é todo em inglês e isso pode dar uma certa preguiça. E tem muita informação sobre tudo. Por isso juntei aqui aqueles itens que eu sempre faço questão de ter em casa e ainda traduzi para vocês. Mas recomendo também que visitem a página para ficarem de queixo caído como eu fiquei.

Vamos às dicas e ao que eu considero essencial e sempre tenho em casa! É o suficiente para fazer uma refeição completa: tomate, cebola, arroz, ovos e frango.

TOMATE (fresco, cru e inteiro)

Dica: Não coloque na geladeira até que estejam totalmente maduros, deixe na despensa! Uma vez que estiverem amadurecidos, coloque em um saco plástico e guarde na geladeira.

Quanto dura na despensa: 1 a 5 dias ou até amadurecerem.

Quanto dura na geladeira: 2 a 3 dias depois de amadurecidos.

CEBOLA (fresca, crua, inteira – todos os tipos, exceto a doce)

Dica: Não armazene a cebola ao lado das batatas porque a reação química provocada por esse encontro pode estragar os dois alimentos mais rapidamente.

Quanto dura na despensa: 2 a 3 meses (em um lugar seco, com temperatura entre 7 e 12 graus. Se a sua despensa não for assim, leve direto para a geladeira).

Quanto dura na geladeira: 2 a 3 meses.

OVOS (frescos, crus, na casca)

Dica: Mantenha sempre na geladeira, nunca na despensa. Não deixe os ovos naquela parte da geladeira que já vem pronta para recebê-los (na porta, geralmente), pois a temperatura ali é mais alta. A sugestão é deixá-los na caixa em que você comprou, na parte de dentro da geladeira.

Quanto tempo dura na geladeira: 3 a 5 semanas (normalmente ele tem um prazo de validade que vai expirar dentro desse período, mas o site diz que mesmo depois ainda estão bons para serem consumidos).

Quanto tempo dura o ovo cozido na geladeira: 1 semana (coloque na geladeira até duas horas depois de cozido, dentro de um tupperware ou um saco plástico bem fechado).

ARROZ BRANCO (cru, em grãos, ainda na embalagem fechada)

Dica: Uma vez que a embalagem for aberta, conserve o arroz em um recipiente hermético, bem fechado. Se aparecer mofo, descarte a embalagem inteira.

Quanto tempo dura na despensa: indefinidamente, se conservado em embalagem apropriada.

Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético.

PEDAÇOS DE FRANGO (peito, asas, coxas – crus e frescos)

Dica: Não abra a embalagem até o momento de cozinhar. Se você não for cozinhar assim que chegar em casa das compras, é nessa embalagem que o frango deve ficar.

Quanto tempo dura na geladeira: 1 a 2 dias (no freezer dura 9 meses, mas congele antes que a validade do alimento fora do freezer expire. Se for congelar por mais de dois meses, use papel alumínio, papel filme plástico ou um saco resistente ao congelador para ele não queimar).

LIMÃO (frescos, crus, inteiros) – ele é importante para fazer o frango!

Dica: Eles devem ser primeiramente conservados em temperatura ambiente. Coloque na geladeira apenas para preservá-los por mais de tempo.

Quanto tempo dura na despensa: 1 semana.

Quanto tempo dura na geladeira: 2 a 3 semanas (se for a metade de um limão, já cortado, você deve mantê-lo sempre na geladeira e ele dura de 3 a 4 dias – deve ser mantido em papel filme ou papel alumínio).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s