Mapa interativo revela desmatamento global, de 2000 a 2012

Débora Spitzcovsky – 19/11/2013 às 08:30

mapa-interativo-desmatamento

Nas últimas duas décadas, qual região do mundo desmatou mais florestas? E quem mais protegeu sua cobertura florestal? Agora, perguntas como estas podem ser facilmente respondidas com uma simples consulta ao mapa interativo Mudanças Florestais Globais.

Desenvolvida pela Universidade de Maryland, nos EUA, a ferramenta reúne mais de 650 mil imagens, capturadas pelo satélite Landsat 7 – criado pela Nasa e pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e utilizado pelo Google Earth –, que mostram a evolução do desmatamento no mundo entre os anos de 2000 e 2012.

Divulgado na última sexta-feira, 15/11, o mapa já foi utilizado como base em estudo publicado na revista científica Science. De acordo com os autores da pesquisa, nas últimas duas décadas, 2,3 milhões de km² de floresta foram destruídos no mundo, principalmente, por conta de queimadas, atividades madeireiras, pragas e tempestades.

Uma das piores situações acontece na Indonésia, que mais do que dobrou seu índice anual de desmatamento, entre 2000 e 2012. Já o Brasil aparece como bom exemplo de combate à prática ilegal, uma vez que reduziu pela metade sua taxa de desmatamento, entre 2003 e 2011.

Acesse o mapa Mudanças Florestais Globais e descubra como está o desmatamento no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s