ARQUITETOS e PAISAGISTAS

Chega de caixotes!

Há muitos anos, um prefeito de uma cidade no interior da Amazônia, onde eu fazia um trabalho de consultoria para uma empresa, me convidou para a inauguração de uma praça.

Qual não foi minha surpresa, quando cheguei com ele ao local! Tratava-se de uma área quase totalmente cimentada, impermeabilizada, portanto, e com algumas plantas orgulhosamente apresentadas por ele como “vindas do sul do Brasil, com flores lindas”.

Ou seja, numa simples construção de uma área de lazer, intromissão de espécies vegetais e impermeabilização do solo, em pleno centro da  Amazônia!

Piorou quando ele me levou para conhecer o novo shopping da cidade: um caixotão fechado, com ar condicionado, iluminação artificial e grande estacionamento, claro, totalmente impermeabilizado, também!

Uma vez perguntei ao grande Oscar Niemeyer por que não havia muitas árvores em seus projetos e ele respondeu algo como “Garoto, quer ver árvores, vá ao Jardim Botânico”.
Mas era o Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro de todos os tempos. Projetos únicos, quebrava a aridez com água, etc.

Neste Século XXI, com tantas alternativas arquitetônicas e paisagísticas sustentáveis comprovadamente eficientes à disposição – de telhado verde a reuso de água cinza, passando por melhor aproveitamento de vidros para iluminação e janelas grandes para facilitar a passagem de ar – torna-se um dever dos bons arquitetos e paisagistas buscarem incessantemente a implantação de  processos cada vez mais  sustentáveis em seus trabalhos, sob pena de perderem a nobre oportunidade de tornarem agradáveis os ambientes em que vivemos, normalmente já tão maltratados.

E não dá para esperarmos muito da maioria dos prefeitos nada preparados deste País.

*Fernando Guida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s