Recolhimento de óleo vegetal começa na segunda

Foto: Moisés Bruno
Os primeiros pontos serão na Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território e na Secretaria de Ambiente

Contribuir com a preservação de recursos hídricos como lagoas, mares, rios e nascentes, esse é o objetivo da Campanha Permanente de Recolhimento de Óleo Vegetal da Secretaria Municipal de Ambiente. A partir de segunda-feira (26), a população poderá contar com dois postos de coleta. Na segunda etapa, outros postos serão instalados pela cidade.

Os primeiros pontos serão: na Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, que fica na Rua Amphilóphio Trindade 67, Lagoa e na Secretaria de Ambiente, localizada na Rua da Igualdade 537, no bairro Imbetiba.

Segundo o coordenador de Biodiversidade, Sávio Magaldi, a campanha terá duas fases: a primeira, baseada na instalação dos dois pontos de recolhimento e a segunda com a ampliação desses para outras locais da cidade.

– Para fazer o descarte basta levar o óleo em garrafas PET, nos dias úteis das 8h às 17h. A dica é fazer o seguinte: após usar o óleo, deixá-lo esfriar, inseri-lo nas garrafas, fechá-las bem e levá-las para os coletores, que ficam nesses dois pontos – explica Magaldi.

O secretário de Ambiente, Guilherme Sardenderg, ressalta que a partir de agora o município está adotando medidas eficazes no controle do descarte irregular do óleo, que causa prejuízos ao meio ambiente como impermeabilização e contaminação do solo e dos recursos hídricos. “Quando jogado no ralo ou na pia, o óleo resfria na tubulação podendo gerar ainda entupimento, o que aumenta o custo da manutenção da rede de esgoto, além de contribuir para alagamentos em dias de chuva”, afirma.

O recolhimento de óleo vegetal em Macaé é fruto da inserção da Secretaria de Ambiente ao Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), vinculado ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea). O material recolhido será encaminhado para cooperativas e associações que trabalham em seu beneficiamento. A matéria prima serve para a produção de sabão, glicerina, detergente e até biodiesel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s