Turbina eólica silenciosa é ideal para uso em residências

O sistema pode ser facilmente instalado no telhado da casa.O sistema pode ser facilmente instalado no telhado da casa.

A Archimedes, uma empresa holandesa especializada em tecnologia para a produção de energia, garante que em breve lançará uma turbina eólica ideal para residências. O sistema é pequeno e não emite ruídos.

Apelidada de Liam F1, a turbina promete ter um desempenho ideal para suprir 50% do consumo de energia de uma residência padrão. Segundo a empresa, o sistema pode ser facilmente instalado no telhado da casa, da mesma forma que acontece com os painéis solares.

Conforme publicado na revista científica Phys.org, a tecnologia é capaz de gerar 1.500 quilowatts/hora de energia, com ventos a cinco metros por segundo. Dessa forma, uma residência que utiliza placas solares e a nova turbina poderia ter toda a sua energia proveniente de fonte renováveis. “Quando há vento você usa a energia produzida pela turbina eólica e quando o sol está brilhando você usa as células fotovoltaicas”, explica o CEO da empresa, Richard Ruijtenbeek.

Os cientistas se inspiraram nas leis da natureza e nos teoremas do matemático grego Arquimedes, que, inclusive dá nome à empresa. “A forma da Liam é uma concha. Ela se adequa automaticamente à posição do vento, para garantir a produção máxima”, explica o inventor Marinus Mieremet.

A empresa garante que a turbina chega a ter rendimento de 80% e já estuda aplicar versões do sistema também em barcos e postes.

Fonte: CicloVivo

(Enviada por Fênix Consultoria)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s