PRÊMIO CIDADES SUSTENTÁVEIS, em NY

Postado em 19/09/2014 por zemauricio

EDUARDO JORGE PARTICIPAR DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DAS CIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO EM NOVA YORK

Eduardo Jorge, candidato do Partido Verde a presidente, está em Nova York, onde participa da premiação, promovida pelo C40, das dez cidades líderes em ações para mitigar e adaptar as mudanças climáticas. O evento acontece no The Mahattan Center.

Ao todo 87 cidades inscreveram suas experiências. Destas, dez serão premiadas nas categorias transporte urbano; energia verde; adaptação e resiliência; gerenciamento de resíduos sólidos; finanças e gerenciamento econômico; comunidades sustentáveis; infraestrutura de cidade inteligente; qualidade do ar; medição e planejamento de carbono; eficiência energética em ambientes construídos.

Eduardo Jorge é jurado desde a primeira edição, em 2013, que premiou a cidade do Rio de Janeiro na categoria comunidades sustentáveis. Ele foi convidado pelo trabalho desenvolvido à frente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo (2005-2012), que projetou a cidade nos fóruns e grupos internacionais como o próprio C40, do qual São Paulo foi uma das cidades fundadoras e presidente.

Dentre as ações para promover a mitigação e adaptação às mudanças climáticas em São Paulo durante sua gestão destacam-se a criação da primeira lei de mudança climática municipal no país; a captação do metano em aterros sanitários e venda dos créditos de carbono com aplicação no entorno das regiões onde estão localizados os aterros; a criação e implantação de parques, triplicando o número de áreas verdes protegidas, incluindo os chamados Parques Lineares às margens de rios e córregos.

Foi feito mapeamento das áreas de risco na cidade e removidas famílias em áreas de encosta e margens de rios, com oferecimento de opção habitacional, evitando mortes por extremos climáticos; o conceito de cidade compacta foi incorporado a todas as operações urbanas em andamento. Na área de transportes, além de recuperar e ampliar a rede de ônibus elétricos, foi criada a ecofrota, minimizando o uso de combustível fóssil na frota de transporte público, e a bicicleta passou a figurar no horizonte das políticas públicas, com a implantação da primeira ciclovia para transporte na cidade, na Radial Leste, de bicicletários em estações de metrô e o projeto de ciclofaixas de lazer, importante medida de educação para o trânsito.

“A fundação do C40 por São Paulo, Nova York e Londres colocou as grandes cidades no mapa do combate ao aquecimento global no mundo. Despertou protagonismos de grandes cidades nesta que é a questão econômica, social e ambiental mais importante do século 21. Essa premiação, em sua segunda versão – a anterior aconteceu em Londres no ano passado – tem o objetivo de mostrar que essa mudança é possível sempre que administrações conseguem um bom diálogo com as forças econômicas e a população local”, define Eduardo Jorge.

Em seu Programa Viver Bem,  Viver Verde, o candidato do Partido Verde defende que as cidades tenham protagonismo e poder de fato, para poderem, com mais autonomia e criatividade, criar políticas públicas e ações mais adequadas às realidades locais. “A Constituinte de 88/89 já determinou uma visão de reforço da atuação municipalista que não foi explorada com toda consequência por causa da resistência de Brasília em repassar poderes e orçamentos; por sua tendência em manter burocracias pesadas para dirigir programas de cima para baixo, inclusive com interesses de domínio e manipulação política e social”, diz Jorge.

O Programa do PV define que a crise climática tem em especial uma urgência máxima no país: impedir que as enchentes e deslizamentos cada vez mais frequentes desalojem e matem a população pobre das cidades. Um dos principais indicadores de avaliação dos executivos deve ser o número de desabrigados e mortes por desastres climáticos por ano.
Mais informações sobre o evento: http://cityclimateleadershipawards.com/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s