BRASIL É O QUARTO MAIOR NO AQUECIMENTO GLOBAL, DIZ ESTUDO

O estudo canadense “National constributions to observed global warming”, publicado no periódico Environmental Research Letters, afirma que Brasil é o quarto maior vilão do mundo quando o assunto é aquecimento global. O motivo? DESMATAMENTO!

Para os pesquisadores da Universidade de Concórdia, cerca de 7% de todo o aquecimento que aconteceu desde 1906 éresponsabilidade dos brasileiros. Os EUA teriam 22% da fatia de ‘culpa’, seguido pela China e Rússia, com 9% e 8%, respectivamente.

A nova metodologia, que promete medir a contribuição de cada tipo de emissão de gás de efeito estufa, como a queima de combustíveise o desmatamento, na elevação das temperaturas. A conclusão vai contra o consenso de que economias emergentes têm responsabilidade menor no fenômeno por conta de sua tardiaindustrialização – quando comparados a países já desenvolvidos.

Quando os dados levam em conta a proporção per capita, a Inglaterra passa a ser a principal agente, seguida por Estados Unidos, Canadá, Rússia e Alemanha. “Nossa análise tem potencial de contribuir aos debates, fornecendo tanto uma estimativa melhorada das atuais contribuições [de cada nação para o aquecimento global], quanto um método robusto e simples para calcular a responsabilidade futura de determinado país”, conclui o documento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s