Área de cobertura de gelo na Antártica é a maior dos últimos 40 anos

Suzana Camargo – 13/10/2014 às 09:06

area-cobertura-gelo-antartica-ultimos-anos-blog-clima

Imagem divulgada pela Nasa*, a agência espacial americana, mostra que desde 1970 ogelo na região Antártica não cobria uma extensão tão grande. Este é um novo recorde.

Todavia, antes que os céticos digam que não existe aquecimento global, os cientistas da Nasa afirmam que este é um fenômeno que revela justamente o desequilíbrio climático do planeta.

Segundo os pesquisadores, este ganho de gelo no Polo Sul pode ter relação direta com o aumento de temperatura na Terra, que teria provocado o deslocamento de ar mais frio para a região. “Sem nenhuma barreira geográfica ao norte, o gelo pode se expandir livremente se as condições se mostram favoráveis”, disse Walt Meier, cientista da Nasa.

Outra possível causa para o crescimento da cobertura glacial é o sistema de baixa pressão do Mar Amundsen, no Oceano Antártico, que vem apresentando alterações, levando mais vento para o continente.

Várias hipóteses estão sendo levantadas para explicar este novo recorde. O que se sabe até agora é que, enquanto o derretimento no Ártico não para de aumentar – são perdidos em média 20 mil metros quadrados de gelo por ano -, a Antártica ganha mais cobertura.

*Nasa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s